Agosto Dourado lembra importância da amamentação dos bebês

Data de Publicação: 14/08/2019

Benefícios são para as crianças e as mães, alerta nutricionista

Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro!. Esse é o slogan da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2019, definido pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA, sigla em inglês), que acontece neste mês de agosto, sendo considerado o “agosto dourado”.

O tema da iniciativa tem como objetivo enfatizar a importância do envolvimento de todos os familiares próximos, e não apenas da mãe, para que seja possível o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e de forma complementar até os dois anos de idade.

No Brasil, desde 2007 as ações da Semana Mundial de Aleitamento Materno são coordenadas pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Sociedade Brasileira Pediatria. Apesar desse trabalho contínuo, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que somente 40% das crianças têm amamentação exclusiva nos seis primeiros meses de vida.

Estima-se que o Aleitamento Materno poderia prevenir 13% de todas as mortes por doenças evitáveis em crianças com idade inferior a 5 anos em todo o mundo. Segundo estudos de avaliação de risco, nos países em desenvolvimento poderiam ser salvas 1,47 milhão de vidas por ano se a recomendação do Aleitamento Materno Exclusivo por 6 meses e complementado por 2 anos ou mais fosse cumprida.

A equipe de profissionais da Secretaria de Saúde de Severiano de Almeida, salienta que nenhuma outra estratégia isolada alcança o impacto que a amamentação tem na redução das mortes de crianças menores de 5 anos. Tais dados, de acordo com eles, fazem com que a promoção do Aleitamento Materno seja a estratégia em primeiro lugar entre as medidas que a OMS preconiza para a redução da mortalidade infantil, seguida pelas imunizações, promoção da alimentação complementar saudável, saneamento básico e suplementação de vitamina A e zinco.

Neste sentido, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Severiano de Almeida, querem chamar a atenção de todas as mamães e futuras mamães para a importância do aleitamento materno, tendo em vista que em nossa cidade pouco se vê o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses, bem como amamentação por menos meses, exatamente como apontam as pesquisas.

O aleitamento materno é uma prática fundamental para a promoção de saúde das crianças, pois fornece do ponto de vista nutricional o que há de melhor em macronutrientes e micronutrientes nos aspectos quantitativos e qualitativos. Os efeitos benéficos para a criança podem ser subdivididos em curto, médio e longo prazo nos seguintes aspectos: melhor nutrição e crescimento pônderoestatural; redução da mortalidade infantil; redução da morbidade por diarreia; redução da morbidade por infecção respiratória; redução de alergias; redução de doenças crônicas não transmissíveis na vida adulta; melhor desenvolvimento intelectual e relacionamento interpessoal; e melhor desenvolvimento da cavidade bucal.

Com relação ao efeito em longo prazo da amamentação,chama atenção o desenvolvimento intelectual da criança, estudos mostram QI mais elevado, mais anos de escolaridade e rendimento mensal mais elevado. Já em relação aos benefícios que o ato de amamentar pode trazer à mulher pode citar: proteção contra o câncer de mama, ovário e corpo uterino; proteção contra diabetes mellitus e gestacional, perda de peso e proteção contra o aparecimento de anemia no período puerperal.

Outro problema bastante visto, além da cessação do aleitamento materno por vontade da mãe antes da criança completar 6 meses, vemos muito casos de desmame precoce devido a  volta ao trabalho da mãe ou a ida para a creche da criança. No Brasil, na maior parte das empresas, a licença-maternidade é de apenas quatro meses, o que torna a amamentação um desafio para muitas mães. A legislação trabalhista em vigor ainda prevê dois intervalos para amamentação, de meia hora cada, durante a jornada de trabalho, até que a criança complete seis meses.

Neste momento a mãe precisa ser alertada que não há necessidade de substituição do leite materno por fórmulas. Para as mamães não deixarem de amamentar, recomenda-se a coleta do leite e que ela se inicie com pelo menos 15 dias de antecedência e que seja mantido congelado pelo mesmo período.

É importante frisar, também, que o leite precisa ser coletado em potes vidro com tampa de plástico e ser esterilizado antes do armazenamento. Para esterilizar os frascos é preciso fervê-los por 15 minutos. Deixe secar a temperatura ambiente, não é necessário secar com panos ou fraldas.  A coleta de leite pode ser feita por expressão manual e bombas manuais ou elétricas (estas também deverão ser esterilizadas da mesma forma do que os frascos).

Amamentar é importante para os bebês, para a família e toda a sociedade. Por isso, apoie, respeite e contribua para que mais mulheres amamentem seus filhos.

Foto: EBC