Você está em: HomeIcon Home Acessa NotíciasIcon Noticia Acessa Notícia

Notícia

Exposeva é a grande atração deste final de semana em Severiano de Almeida

Data de Publicação: 12/04/2018

Icone acessibilidade Fonte Reset Icone acessibilidade Fonte Maior Icone acessibilidade Fonte Menor

Feira começa nesta quinta-feira e segue até o próximo domingo com intensa programação e shows nacionais

Vai começar nesta quinta-feira (12) a Exposeva 2018, feira comercial, industrial, cultural e de agronegócio de Severiano de Almeida. Até o próximo domingo, dia 15, uma intensa programação será realizada no Parque de Eventos, localizado junto ao Ginásio de Esportes, no centro da cidade.

Exposição, gastronomia, cultura, debates e shows musicais vão marcar a edição deste ano da Feira. O primeiro dia, esta quinta, 12, será marcada pela reunião da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau), que terá a presença de prefeitos de todas as cidades da região. Esta acontecerá a partir das 15h, na Câmara de Vereadores de Severiano de Almeida, junto com a Interiorização da Federação dos Municípios do RS (Famurs).

Depois, a programação oficial será aberta às 18h, com solenidade que reunirá autoridades locais, regionais e estaduais, além de convidados, já no Parque da Feira. Em seguida haverá a abertura dos pavilhões de exposição. Ainda na quinta-feira, tem a Noite do Filó, um evento que destacará a cultura italiana, com direito ao primeiro show musical, com a dupla Roger e Gustavo.

Na sexta-feira, dia 13, o Parque de Eventos abre às 9h30 para visitação. Neste mesmo horário começa a Feira da Agricultura Familiar e Artesanato. Às 13h começa o Seminário da Fruticultura, na Câmara de Vereadores.

A partir das 14h começa o Remate de Gado de Corte. Também às 14h tem o Encontro Municipal dos Grupos da Melhor Idade.  E a partir das 22h, o primeiro grande show nacional, com a dupla sertaneja Fernando e Sorocaba.

No sábado, dia 14, a programação segue com a Mostra de Bovinos, Ovinos e Equinos, a partir das 10h e a Mostra Cultural, no Palco 2, a partir das 14h. Vale lembrar que os pavilhões para visitação abrem às 9h30. E a partir das 22h, show nacional com a dupla Milionário e Marciano. Logo em seguida quem sobe ao palco é a dupla Paula e Pâmela.

Para fechar a Feira, no domingo, dia 15, mais atrações. Às 8h30 haverá missa campal. Às 9h30, abrem-se os portões para visitação das exposições. E a partir das 17h, show com as bandas Rainha Musical e Tchê Chaleira. Os pavilhões de exposições serão fechados às 18h.

Tradição italiana em evidência

Resgatar algumas das tradições da cultura italiana, tem sido o objetivo de eventos que acontecem no município de Severiano de Almeida, como a Noite do Filó. O evento acontece todos os anos, e, neste, vai integrar a programação da Exposeva.

A Noite do Filó, aliás, será uma das primeiras programações da Feira, sendo realizada logo após a abertura oficial, nesta quinta-feira, dia 12.

Toda a comunidade está convidada a participar. Durante o evento, será servido o tradicional brodo. O evento será gratuito.

Mateada

Durante a Exposeva, também haverá mateada. O público deve levar apenas cuia, bomba e térmica. No local haverá erva-mate e água quente a disposição. A mateada acontece entre a sexta e o domingo.

Shows nacionais

A Exposeva será marcada também pelos grandes shows musicais que acontecerão ao longo deste final de semana. O primeiro deles será nesta quinta-feira, logo após a Noite do Filó, com Roger e Gustavo. Na sexta-feira, dia 13, será a vez de Fernando e Sorocaba subirem ao palco principal para seu show, a partir das 22h.

No sábado, dia 14, duas atrações. O show Lendas, com Milionário e Marciano, além de Paula e Pâmela marcarão a programação, também a partir das 22h.

No domingo, para fechar a Feira em grande estilo, tem  Tchê Chaleira e Banda Rainha Musical, a partir das 17h.

Remate de Gado

Entre as novidades para a Exposeva deste ano, está o Remate de Gado de Corte. Este evento reunirá animais de produtores do município, no dia 13, junto ao Parque da Feira.

As vendas iniciarão às 14h. Poderão participar compradores de qualquer município. Mais informações podem ser obtidas junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município.

No mesmo local, entre o sábado e domingo, haverá exposição de animais.

Palestra sobre citricultura

Produtores rurais do interior de Severiano de Almeida terão uma importante oportunidade de qualificação. Nesta sexta-feira, dia 13, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município irá promover uma palestra para citricultores.

O evento, que acontecerá na Câmara de Vereadores tem novo horário. Será a partir das 13h e vai integrar também a programação da Exposeva.

A Secretaria lembra os produtores que realizaram a reserva de mudas frutíferas, dentro do Programa de Apoio à cultura neste ano, que somente terão direito a assistência técnica e a receber as mudas, se participarem desta palestra do dia 13. Ao menos um integrante da família deve participar.

Vale ressaltar, que embora a obrigatoriedade para quem fez a inscrição para aquisição de mudas, outros produtores que não tiverem feito tal inscrição, poderão participar da palestra.

Mais informações podem ser obtidas junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município.

Mostra Cultural

Durante a Exposeva também acontecerá a Mostra Cultural do município de Severiano de Almeida, evento que integrará a programação da Exposeva 2018 - feira comercial, industrial, cultural e de agronegócio, que será realizada entre os dias 12 e 15 próximos, no município.

As fichas de inscrições podem ser retiradas diretamente nas escolas municipais e estadual, ou na Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo do município. Lembramos que para menores de idade, a ficha de inscrição deve ser assinada pelos pais ou responsáveis.

Música, canto e danças estão entre as atrações que podem ser inscritas para a Mostra, que acontecerá junto ao Parque da Exposeva, no dia 14 de abril, a partir das 14h, tendo como local o Palco 2.

O acesso do público para acompanhar a Mostra será gratuito.

Saúde na Feira

A Secretaria de Saúde de Severiano de Almeida terá intensa programação durante os dias de realização da Exposeva 2018. A Secretaria estará instalada com stand no evento. O atendimento ambulatorial estará acontecendo em todos os dias da feira.

Na sexta-feira, dia 13, haverá a presença do Hospital de Olhos de Passo Fundo, numa ação em parceria com o Lions Clube de Severiano de Almeida. Durante o dia todo estarão sendo feitos testes de acuidade visual.

No sábado, dia 14, também à tarde, haverá a presença de representantes do Banco de Sangue de Erechim, que estarão repassando informações aos visitantes da Feira. Durante todos os dias. Haverá verificação de pressão arterial e orientação sobre saúde bucal.

O secretário de Saúde do município, Dimas Aldino Dandolin destaca que toda a comunidade está convidada a visitar a Exposeva e também buscar orientações dentro das ações que a Secretaria estará realizando, além de, em havendo necessidade, ter também atendimento ambulatorial.

Terceira Idade

A Secretaria de Assistencial Social de Severiano de Almeida está organizando o Encontro Municipal de Grupos da Terceira Idade. A atividade acontecerá nesta sexta, dia 13 de abril, junto à Exposeva. O Encontro acontece a partir das 14h.

Oficinas e outras atividades

A Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo vai ter uma série de atividades durante a Exposeva. Oficinas de pintura, suco de erva-mate e brinquedos lúdico educativos estão entre as atrações. Vai ter ainda pintura de rosto, exposições de todas as escolas do município, além de um resgate histórico da escola Fioravante Lorini, da Vila Mirim.

PROGRAMAÇÃO DA EXPOSEVA 2018

Quinta-feira – dia 12

15h – Reunião da Amau e Famurs (Câmara de Vereadores)

18h – Abertura oficial da Exposeva 2018 (Parque de Exposições)

20h – Noite do Filó (Parque de Exposições)

22h – Show com Roger e Gustavo – Palco Principal

Sexta-feira – dia 13

9h30 – Abertura do Parque de Exposições para visitação

9h30 – IX Feira da Agricultura Familiar e Artesanato

13h – 1º Seminário da Fruticultura

14h – 1º Remate de Bovinos de Corte

14h – Encontro Municipal dos Grupos da Melhor Idade

22h – Fechamento dos pavilhões para visitação

22h – Show com Fernando e Sorocaba – Palco Principal

Sábado, dia 14

9h30 – Abertura do Parque de Exposições para visitação

9h30 – IX Mostra de Bonivos, Ovinos e Equinos

14h – 3ª Mostra Cultura – Palco 2

22h – Fechamento dos pavilhões para visitação

22h – Show com Milionário e Marciano / Paula e Pâmela – Palco Principal

Domingo, dia 15

8h30 – Missa Campal

9h30 – Abertura do Parque de Exposições para visitação

14h – Apresentações artísticas e culturais – Palco 2

17h – Show de Bandas com Rainha Musical e Tchê Chaleira – Palco Principal

18h – Fechamento dos pavilhões para visitação