Você está em: HomeIcon Home Acessa NotíciasIcon Noticia Acessa Notícia

Notícia

Neste sábado tem Dia D de vacinação contra a gripe em Severiano de Almeida

Data de Publicação: 03/05/2019

Icone acessibilidade Fonte Reset Icone acessibilidade Fonte Maior Icone acessibilidade Fonte Menor

Unidade de Saúde atenderá o dia todo, sem fechar ao meio dia

A Secretaria de Saúde de Severiano de Almeida iniciou ainda em abril a vacinação contra a gripe, dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A Campanha de Vacinação contra a Influenza acontece em todo o País.

E para marcar esta campanha, neste sábado, dia 4, acontece o Dia D de imunização. Neste dia, a Unidade de Saúde de Severiano de Almeida estará aberta entre 8h e 17h, sem fechar ao meio dia, para receber a população, que se enquadra nos grupos prioritários e que deseja se imunizar contra a gripe.

Podem ser vacinados crianças e gestantes trabalhadores de saúde; povos indígenas; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); idosos (a partir dos 60 anos); professores, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa, e funcionários do sistema prisional, além das gestantes e crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) e também médicos veterinários.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários. A escolha dos grupos que receberão a vacina segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa definição também é baseada em estudos epidemiológicos e no comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. Por isso, são priorizadas as populações com maior chance de complicações e óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Importância da imunização

A influenza ou gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, ocasionada pelo vírus influenza, que possui elevado potencial de transmissão e que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).         

Desta forma, o Ministério da Saúde, integrado e articulado às Secretarias Estaduais e Municipais da Saúde, realizará até dia 31 de maio, a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza .

O objetivo geral desta campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação.

Cuidados

Como a transmissão da influenza ocorre principalmente através do contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas ou mãos e objetos contaminados por secreções, é válido reforçar a necessidade de se manter alguns cuidados para prevenir a infecção:

  • Frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca
  • Higienizar as mãos após tossir ou espirrar
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.
  • Manter os ambientes bem ventilados
  • Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza.
  • Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados)
  • Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos

CRÉDITO DA FOTO: EBC