Suinocultores de Severiano de Almeida conhecem alternativa para transformar dejetos em adubo

Data de Publicação: 15/10/2018

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Severiano de Almeida realizouna última semana, uma reunião para suinocultores do município, tendo como principais assuntos a compostagem de adubo líquido de suínos.Renato Bacin, da Industrial Máquinas LCP, foi o palestrante do encontro.

Durante o evento, realizado na Câmara de Vereadores do município, Bacin repassou aos produtores informações sobre uma nova tecnologia que auxiliará a dar destino final aos dejetos de pocilgas, de forma ambientalmente correta, podendo ainda servir como incremento na renda da propriedade.

Isso porque, de acordo com Bacin, uma máquina, montada em uma pequena estrutura coberta, pode transformar o dejeto suíno em um poderoso adubo, a base da compostagem. O desejo é misturado a serragem e após, armazenado. Pouco tempo depois, pode ser aplicado em qualquer tipo de lavoura, incluindo grãos e fruticultura.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Dilei Anzolin, salienta que há uma preocupação da administração pública para que haja uma destinação correta aos dejetos suínos. “Esta pode ser uma forma de sustentabilidade, agregando ainda a possibilidade de o suinocultor gerar renda, através da comercialização do adubo produzido na propriedade”, destaca.

Hoje, Severiano de Almeida possui mais de 40 mil cabeças de suínos alojadas. Durante o encontro da última semana, o principal objetivo foi proporcionar aos produtores do município, o conhecimento da nova tecnologia e também os benefícios que ela pode gerar.

A Secretaria irá ainda realizar uma visita técnica a uma propriedade que já trabalha com a nova tecnologia, para ampliar os conhecimentos dos produtores de Severiano de Almeida.