Você está em: HomeIcon Home Acessa NotíciasIcon Noticia Acessa Notícia

Notícias

Encontro destaca importância do Marco Mundial da Paz

Data de Publicação: 02/04/2025

Icone acessibilidade Fonte Reset Icone acessibilidade Fonte Maior Icone acessibilidade Fonte Menor

Evento foi realizado junto ao Portal Arco-íris, em Severiano de Almeida

A cerimônia em comemoração ao aniversário do Marco Mundial da Paz, construído no Portal Arco-Íris, BR-153, Km 14, Severiano de Almeida, aconteceu no último domingo, 30 de março. O evento foi marcado por cantos, danças, meditação, fala das autoridades, conhecimento da história e uma vivência especial marcando este momento com muita emoção e envolvimento de dezenas de presentes, associados e simpatizantes. A data é um evento educativo, cultural e social, incentivando as pessoas e as instituições a refletirem sobre a importância da Paz.

O Marco da Paz nasceu da alma de Gaetano Brancati Luigi, que desde criança sonhou com a paz! Durante a Segunda Guerra Mundial, ele vivenciou os horrores do conflito junto de sua família, na cidade de Orsomarso, na Itália. Em meio ao bombardeio, não tendo nem o que comer, ele sonhava com a Paz e a esperança de sobreviver com a sua família. Quando a guerra terminou, o sino da igreja de sua cidade não parava de tocar anunciando que a paz voltava aos lares daquela cidade.

Já na idade adulta, ao olhar para a torre da igreja do Pátio do Colégio, na cidade de São Paulo, foi ele inspirado pela ideia de construir monumentos de concreto em forma de arco com o símbolo da pomba e sustentando um sino, como lembrança daqueles toques ouvidos na infância anunciando a paz entre os povos. O primeiro deles foi erguido no berço da capital paulista no ano de 2000. Estava, portanto, criado o símbolo de aproximação das pessoas de bem em torno de uma cultura de Paz e, hoje, estes monumentos já se espalham pelo mundo.

O Sino da Paz que se encontra no Portal Arco-Íris é o trigésimo sino da Paz inaugurado no mundo e o primeiro no RS, por iniciativa de Gelmiro Trombetta, que foi aprendiz da Turma XIII da UNIPAZ e um dos focalizadores da Turma XVII no Portal Arco-Íris, sendo este sua obra-prima da Formação Holística de Base. Com a aprovação da Associação Centro de Terapias Holística Sidharta Gautama, mantenedora do Portal, o monumento foi inaugurado em 12 de Janeiro de 2019, no dia da transformatura da turma XVII, com a presença de autoridades e familiares dos aprendizes.

No momento da inauguração do Marco da Paz, também foi instalada nas fundações a Cápsula do Tempo, contendo “cartas para o futuro” escritas pelos que estiveram presentes no evento, nas quais cada um teve a oportunidade de expressar em palavras como gostaria de ver o mundo em 2033. As cartas foram lacradas na cápsula, que só será aberta em 30 de Março de 2033.

Comemorar o Dia do Marco Mundial da Paz no dia 30 de Março é uma homenagem ao seu idealizador,  Gaetano Brancati Luigi, pois é o dia de seu nascimento, mas também é a data recebida por intuição de Libera Trombetta, terapeuta e idealizadora do Portal Arco-Íris, que recebeu a data para revelação da Cápsula do Tempo.

Este ano, o evento contou com a apresentação do Coral Arco-Íris sob a regência do Educador Musical, Diego Augusto Savegnago, do Grupo Holístico de Mulheres Estrelas de Ísis, as quais, através da Dança Circular Sagrada, convidaram a todos para dançarem algumas músicas, entre elas, a canção “Unidos pela Paz” composta por Malcolm Forest, com letra de Gaetano Brancati Luigi e coreografia da integrante do grupo, a terapeuta Iara Gasparetto Rebelatto.

O presidente da Associação Centro de Terapias Holísticas Sidharta Gautama, Neimar José Rech, agradeceu a todos os presentes e deixou sua mensagem “sobre a importância da Paz em cada um de nós e na humanidade”. A terapeuta Transdiciplinar Holística Libera Trombetta, condecorada com o Diploma “Mensageiro da Paz” pela Associação Comercial de São Paulo e com o troféu do Marco da Paz, conduziu a todos os presentes em uma linda e emocionante meditação e conexão com o sentimento de amor e paz interior. Usou a palavra também o vereador Hilário Farikoski, em nome do Poder Público Municipal.

Em vídeo, foi apresentada a história do Marco Mundial da Paz e a mensagem especial do idealizador do Marco Mundial da Paz, na qual seu Gaetano declarou que: “O mundo precisa da nossa união para seguir predicando a Cultura da Paz, e que Deus mandou o Marco da Paz para continuar semeando e fortalecendo os verdadeiros valores da vida e a construção da família no mundo, valorizando a vida e a própria existência”.

Finalizando a cerimônia, todos vivenciaram um momento único inspirado pelo cerimonial, formando uma corrente luminosa e se unindo para tocar o Sino da Paz um a um, depois orar e vibrar na frequência de paz para o mundo todo. Uma linda abóboda celeste estrelada coroou o momento emocionante de pura devoção e consagração.  O evento foi encerrado com uma confraternização entre os participantes.