Objetivo é proporcionar condições de melhores rentabilidade e qualidade do leite produzido
Iniciou no último dia 15, o curso de qualificação de produtores na área de gado de leite, dentro do programa Ambiente Saudável no Agro – ASA (D’Olho).
A proposta é uma parceria entre a Administração Municipal de Severiano de Almeida e o Sebrae.
Através desta, 15 produtores estarão participando até o final do ano, de aulas teóricas e práticas, sendo que a teoria será desenvolvida em encontros coletivos, e a prática de maneira individual, na propriedade de cada produtor.
O secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Celito Bolzan, salienta que o objetivo é garantir que os produtores conheçam e possam aplicar em suas propriedades novas ferramentas e modelos de gestão que garantam maior qualidade do leite produzido e por consequência melhor renda.
“Além disso queremos assegurar que haja sucessão familiar na propriedade. O leite é uma importante fonte de renda em muitas propriedades do nosso município, fazendo com que sigamos sendo importante produtor regional no segmento lácteo”, enfatiza o secretário.
O curso tem por objetivo organizar o ambiente de trabalho, diminuindo desperdícios e preservando o meio ambiente e a saúde das pessoas, buscando maior satisfação e melhor autoestima.
Além disso a proposta é apoiar o produtor na tomada de decisão no manejo genético do rebanho.
Serão 20 horas de curso teórico englobando sensibilização, descarte, organização, limpeza, saúde, autodisciplina e preparação à gestão.
Além disso a parte prática envolve a implantação das práticas de 5 S’s, realizadas na propriedade englobando descarte, organização, limpeza, saúde e autodisciplina.