Iniciativa faz com que empreendimento tenha a possibilidade de comercializar produção em todo o Estado
Severiano de Almeida acaba de conquistar sua primeira certificação com o selo do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF).
A certificação foi concedida à Agroindústria Denega, localizada na comunidade de Sanga Funda, que atua na produção de embutidos de carne suína.
A conquista, obtida recentemente, foi celebrada nesta semana durante um encontro na propriedade da família, que contou com a presença do prefeito Jair Kammler, do vice-prefeito Leonel Dario Lanius Junior e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Celito Bolzan.
Os visitantes foram recepcionados pelos proprietários Odair e Lucimeri, que apresentaram a estrutura da agroindústria. As autoridades destacaram o impacto positivo que a certificação do SUSAF traz para o município.
O prefeito, Jair Kammler parabenizou a família pela conquista. “Uma iniciativa que merece esta certificação, pelo trabalho realizado com dedicação e empenho”, frisou.
O vice, Leonel Dari Lanius Junior também enfatizou a importância da conquista da certificação. “Este é um momento importante para o nosso município, certamente quem consumirá dos produtos da Agroindústria Denega, por exemplo, estará levando para a mesa qualidade, que atende a todos os requisitos necessários para tal”, argumentou.
Quem também enalteceu o trabalho realizado para a conquista do Susaf, foi o secretário Celito Bolzan. “Foi um grande esforço da Administração Municipal em fazer este momento acontecer. Esperamos que outras agroindústrias em nosso município possam trilhar o mesmo caminho”, acrescentou.
A família se mostrou animada com as novas possibilidades. “Agradecer a Administração Municipal que muito nos ajudou e certamente projetamos crescer, levando nossos produtos a outros municípios, principalmente aqui na região”, completou Odair Denega.
A Agroindústria Denega já tinha a certificação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que permitia comercialização no município.
Celito Bolzan agradeceu ainda o empenho do médico veterinário do município, Ricardo Lucini, da assessora Zediane Bonatto e do escritório municipal da Emater, que atuaram para que fosse possível a certificação da primeira agroindústria do município.
O Susaf
O Susaf é uma iniciativa estadual que permite que produtos de agroindústrias familiares e de pequeno porte, que atendem aos padrões sanitários do estado, sejam comercializados em todo o território, em vez de apenas dentro do próprio município.
O selo SUSAF valida que esses estabelecimentos cumprem as exigências sanitárias do serviço de inspeção municipal e estadual, garantindo a qualidade e segurança do alimento.

Contraste