Na tarde desta quinta-feira, 13 de novembro de 2025, a Casa de Cultura de Três Arroios foi palco de um evento especial e repleto de significado histórico: a comemoração dos 150 anos da Imigração Polonesa no Rio Grande do Sul, marco celebrado mundialmente pela comunidade polonesa em 2025.
O encontro também recordou outra data importante: os 107 anos da Recuperação da Independência da Polônia (1918–2025), celebrada em 11 de novembro. O evento foi promovido pela BRASPOL e pela Prefeitura Municipal de Três Arroios, por meio da Secretaria de Cultura, reunindo autoridades, representantes de municípios vizinhos, grupos culturais, pesquisadores, descendentes de imigrantes e comunidade em geral.
Foram saudados durante a abertura: prefeito Carlos Burille, vice-prefeito Tiago Schafer, representantes de Severiano de Almeida, Assessor de Cultura Eduardo Auler e do Turismo Sibele Savegnago, presidente da Câmara de Vereadores de Três Arroios Duques Demarco, juntamente com os vereadores Leomara Tubin, João Gabriel Pezenatto e Juraci Roth, Vereadora Veranice Kubiak, de Severiano de Almeida, 1º Sargento Edimo Bancer, comandante da Brigada Militar de Aratiba, presidente da BRASPOL de Três Arroios e Sev. de Almeida, Diego Jacoboski, Secretário de relações institucionais da BRASPORL Nacional, Lírio Antônio Zarichta e membros da diretoria, presidente da BRASPOL de Áurea, Arlindo Wasczuk, o professor Mikolaj Redlisiak da Fundação Polska Enklawa Brazylii e o empresário Darek Rusinek vindos da Polônia, Grupo Cultural Polonês Okruski, da Linha Polonesa – Aratiba, representantes do município de Centenário, secretária de Educação e Cultura Mariane Dysarz, professora polonesa Zararzyna Elzbieta Bobko e a presidente da Associação Cultural Polonesa Santo André de Bobola, Luciana Maria Zvierzykoski, secretários municipais de Três Arroios, representados pela Secretária de Cultura Ana Capelett Zarichta, Padre Milton Mattia, pároco da Paróquia Santa Isabel.
A programação seguiu com apresentação musical de Diego Savegnago, finalista do Festival The Voice of Polônia. A convidada especial, Dra. Thais Janaína Wenczenovicz, ministrou a palestra “Polônia, Poloneses e Movimentos Migratórios no Brasil”, trazendo reflexões históricas e culturais sobre o legado polonês no país. Ao final, recebeu uma lembrança entregue pela Secretária de Cultura, Ana Capelett Zarichta.
Foram distribuídos exemplares do livro “Luto e Silêncio”, um por família, e a autora esteve disponível para autógrafos.
A programação seguiu até a Praça Central Augusto Kops, onde ocorreu o descerramento da placa em homenagem aos 150 anos da Imigração Polonesa no RS.

Contraste