Parque Municipal do Apertado de Severiano de Almeida ganha Plano de Manejo

Data de Publicação: 04/07/2024

Documento vai permitir que recursos sejam aplicados na unidade de conservação ambiental

No mês de junho o município de Severiano de Almeida recebeu o Plano de Manejo do Parque Natural Municipal do Apertado. A elaboração do Plano foi feita pela empresa Líder Engenharia e Gestão de Cidades Ltda.
A elaboração e execução do Plano de Manejo é condição importante para a efetiva implantação de uma Unidade de Conservação. Dotar o Parque Natural Municipal do Apertado de instrumentos de gerenciamento e manejo participativos possibilita que está área protegida possa cumprir com os objetivos estabelecidos na sua criação.
Em 2006, Severiano de Almeida recebeu como doação uma área para a criação de um Parque Municipal de Preservação Ambiental, ato este celebrado através de um Termo de Doação entre o Consórcio Itá e a Prefeitura. A partir do Decreto Municipal Nº 1.994/2005 foi criado o Parque Municipal de Preservação Ambiental – PMPA. Em 2008, o Decreto Municipal Nº 2.336/2008 alterou o nome para Parque Natural Municipal do Apertado.